A origem da “MouraMel – Apicultura” esteve na aquisição de 2 colónias em 1982, pelo seu mentor, Henrique Pereira, vindas de Vila-Flor.
Começaram então os cursos de formação em apicultura e a troca de ideias com outros apicultores da zona. No ano seguinte, começaram a produzir mel, já não se lembrando da quantidade, mas deu para a familia e para dar a amigos.
A sua determinação, o gosto pela natureza e muito em especial pelas Abelhas acompanhada com um grande espírito de sacrifício fizeram de um passatempo, uma pequena empresa familiar e que hoje se dedica à produção e distribuição de mel, cera, pólen, própolis e outros produtos derivados da colmeia.

Nessa altura os  métodos tradicionais de produção do mel, consistiam essencialmente num sistema manual: o mel era produzido em cortiços onde os favos de mel eram prensados por uma prensa operada manualmente de modo a separar o mel da cera. Depois de passados por uma peneira de forma a remover as impurezas, o mel era acondicionado num recipiente e estava pronto a consumir.
Hoje em dia, este sistema não sofreu muitas alterações para além da introdução de meios mecânicos e elétricos e da substituição dos cortiços por caixas de madeira, tudo isto, em nome da higiene e segurança alimentar.

Procuramos também, aliar à atividade apícola tradicional outras atividades nomeadamente lúdico-pedagógicas, que contribuam para a educação ambiental, proteção das abelhas e,  assim, à biodiversidade. Por esta via promovemos  a atividade apícola e os seus produtos junto da comunidade.