mapaA Serra do Bussaco, foi o local escolhido pela MouraMel – Apicultura, para a e extração dos seus produtos apícolas. Trabalhamos há 30 anos com abelhas, nesta Serra que abrange os concelhos da Mealhada, Mortágua, Penacova e, na sua extensão, contém a Mata Nacional do Bussaco.Buçaco 2

Área protegida, bosque espesso, com 105 hectares, onde as árvores têm um porte  gigantesco e são ricas em essências, perfumes e fulgor, é considerada uma das matas nacionais mais ricas em património natural. Possui uma das melhores coleções dendrológicas da Europa, com cerca de 250 espécies de árvores e arbustos do mundo inteiro, além de cerca de 400 espécies de flora autóctone e cerca de 300 espécies de flora alóctone. Aí podemos encontrar, por exemplo, cedros, abetos, sequoias, tílias, ulmeiros, loureiros, faias, rododendros, fetos gigantes, acácias e freixos, camélias, eucaliptos, além do mundialmente célebre cedro-do-buçaco (Cupressus lusitânica).

A Mata, ainda hoje existente na Serra do Bussaco, foi mandada plantar pela Ordem dos Carmelitas Descalços no primeiro quarto do século XVII e cuidada até ao início 20150308_150059do século XIX por várias gerações de monges. No lugar do convento que aí erigiram encontramos hoje o Palace Hotel Bussaco, considerado um dos mais belos, românticos e históricos hotéis do mundo.

Nesta serra rica em aspetos naturais e históricos são igualmente captadas as águas mais conhecidas de Portugal, LusoCaldas de Penacova.

Foi também nesta serra que se travou a batalha do Buçaco em 1810, entre as forças anglo-lusas comandadas pelo Duque de Wellington, de um lado, e as francesas comandadas por André Massena, de outro.

Por tudo isto, prefira qualidade natural. Prefira MouraMel – Apicultura – 100% natural, 100% de abelha e 100% Português.

Obrigado!

Nuno Costa – Apicultor